Comunicação efetiva, o jeito novo de se relacionar nas empresas

Sem categoria

Nos dias atuais vejo muitas pessoas buscando alternativas para se relacionar, principalmente com o avanço das redes sociais, que dominaram a forma de interagir em todos os setores da sociedade globalizada.

Neste primeiro artigo, na Cloud Coaching, eu não posso deixar de agradecer o privilégio de fazer parte de um seleto de time de grandes nomes do mercado corporativo, treinamentos, coaching e minha especialidade comunicação. Justamente, nesse momento tão importante de desenvolvimento humano das pessoas, eu espero te conquistar com os meus textos e mostrar a forma que eu me comunico com os meus leitores, ouvintes, telespectadores, internautas e todos que se relacionam comigo.

No tema inicial, trago para você a comunicação correta para que mude o relacionamento dentro da empresa em que colabora ou que lidera, sendo no setor público ou privado.

Ao longo da minha carreira executiva nos ramos de telecomunicação, tecnologia, eventos e jornalístico, o maior desafio que eu enfrentava era encontrar o jeito certo de abordar os meus pares e os meus líderes, pois sou de uma geração no qual a formalidade dominava todos os departamentos das empresas, além do mais a interação ineficaz dos outros setores burocratizava o andamento de projetos e negociações específicos.

Com o passar dos anos, o próprio líder percebeu que não mais era possível se relacionar daquela maneira e que muito se perdia com as ações da gestão arcaica que ele exercia.

Eu mesmo me desenvolvi para conseguir atender a todos, com algo peculiar, que muitas vezes não percebemos e enriquece muito o nosso potencial de abrir novas frentes e criar oportunidades de crescimento da empresa e principalmente, o nosso networking.

O segredo de tudo isso é viver o seu ambiente com a maior naturalidade possível, entendendo cada pessoa com a essência que ela lhe oferece, mas sabendo valorizar suas respectivas qualidades e limitações e ao orientá-la, saber elevar os pontos de melhorias como se estivesse em um diálogo pessoal, observando os gestos das mãos e pernas, valorizar as reações do olhar, mas sentir o timbre da voz da pessoa que te ouve.

Mas sinta-se presente neste momento, pois o que for dito resultará em um processo de transformação contínuo de ambas as partes, favorecendo a renovação de valores que muitas vezes esquecemos, que são o respeito profissional e o aumento do engajamento do colaborador ou liderado.

Comunicação eficaz é a entrega verdadeira e genuína no que nos propomos fazer, pois não adianta entrar em uma sala de reuniões, num jantar de negócios, no happy hour da empresa ou o melhor, nas brincadeiras dos nossos filhos e não mostrarmos o que temos de bom, que é proferir palavras que farão a diferença para a sociedade mais justa e harmoniosa.

Como eu sempre digo, viva o momento, com coragem e coração.

Grande abraço e até o próximo artigo!

Sidney Botelho.

avatar
  Inscrever-se  
Notificar-me